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Barrinhas no novo cenário econômico e nutricional

As barrinhas de cereais, embora muito populares, ainda são consideradas um produto premium para muitos brasileiros. Por isso, com a crise econômica no país em 2014, houve uma queda de 19% nas vendas desses itens no varejo, traduzindo o comportamento do consumidor frente aquele novo cenário, no qual foi necessário reduzir gastos com itens não essenciais.

Com a melhora na economia, o brasileiro vai aos poucos retomando o seu hábito de compra e, com isso, as marcas de barrinhas precisam reforçar o seu valor para um consumidor que ainda calcula seus gastos na ponta do lápis e precisa enxergar claramente o custo x benefício do que leva para casa.

Compostas por ingredientes mais caros como nozes, sementes e frutas secas, as marcas estão utilizando a embalagem para mostrar ao consumidor sua superioridade no mercado e a presença desses ingredientes nas barrinhas. Recentemente, a Nestlé utilizou nas embalagens de barra Nesfit Frutas & Nuts, uma parte transparente para mostrar o seu conteúdo saudável.

Nos EUA, a marca Kind também utilizou a mesma estratégia de embalagem, complementando com o slogan “ingredientes que você pode ver e afirmar”. A marca Nutry, da Nutrimental, demonstra a presença dos ingredientes no produto através de uma fotografia em close-up na embalagem. Recentemente, a  Enova Foods (resultado da associação da Agtal com a Casa Doce), mudou sua estratégia de marca com a reformulação das barrinhas de cereais, que são compostas por 75% de nuts inteiras, frutas e sementes e receberam uma nova marca: &Joy.

De acordo com pesquisa realizada pela Mintel sobre os hábitos de consumo de snacks no Brasil, 45% dos consumidores em geral possuem interesse em barras de snacks feitas com ingredientes naturais. Entre os jovens de 18 e 24 anos, esse número cresce para 52%. Mostrar os ingredientes e comunica-los adequadamente parece ser a estratégia mais acertada para fisgar o consumidor que ainda demostra insegurança na hora de gastar, mas que prefere produtos superiores em qualidade nutricional.

Fonte: Mintel

 

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