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5 caminhos para uma comunicação de sucesso em 2016

#felizanonovo

Certamente você há de concordar comigo que o ano de 2015 trouxe grandes desafios para as empresas dos mais variados segmentos! Ano este fortemente influenciado não somente pela crise econômica e todo cenário político conturbado, mas também pela real necessidade de reinventar-se e promover de forma eficiente mensagens de marcas e produtos frente a um consumir cada vez mais exigente e cada vez mais informado.

O ano de 2015 nos deixou importantes aprendizados para que possamos evoluir neste novo ano. Dentro da expertise e a experiência de mercado da Equilibrium, selecionamos 5 dos principais tópicos que foram notícia para inspirar e gerar insights para sua marca e produto a fim de promover estratégias eficientes sem perder o foco de comunicação, confira abaixo:

1. Consumidor onipresente: O consumidor torna-se cada vez mais cross channel, ou seja, compra em diversos canais mesclando ambientes físicos e virtuais conforme conveniência e praticidade. As marcas e produtos precisam adaptar-se a esta flexibilidade e conversar com o consumidor nestes diferentes pontos de contato, só assim se fortalecem como itens necessários. A categoria de alimentos e produtos de higiene ainda está muito atrasada neste sentido, sendo o PDV ainda muito forte, mas se não nos prepararmos efetivamente a partir de agora em cerca de 5 anos essa realidade pode mudar e afetar de forma negativa a sua marca.

2. Marketing de Conteúdo: O marketing das marcas e produtos precisa oferecer um conteúdo relevante ao consumidor sem que bloqueie a experiência de navegação. Com tantas ferramentas disponíveis hoje, por exemplo, é cada vez mais fácil selecionar e filtrar os perfis de consumidores para concentrar mensagens específicas e relevantes a eles. 

3. Os novos influenciadores: No passado, o alcance de uma marca estava limitado ao Drº Fulano, o médico e a vizinha que testou o produto gostou e espalhou para as amigas. Hoje, na era digital, os novos influenciadores não podem ser ignorados por sua marca, são nações que movimentam forte opinião ligada a crenças e emoções que gritam muito mais alto que qualquer anúncio que sua marca possa fazer. Grupos de mães são uma loucura! Blogueiras e nutricionistas fitness, gastronomia e jovens que lideram canais de entretenimento no Youtube arrastam consigo milhares de pessoas. Lidar com esses “clusters” de forma assertiva pode gerar um impacto bastante positivo!

4. O mundo dos vídeos: O consumo de entretenimento em forma de vídeos e gifs em redes sociais têm aumentado de forma exponencial. Virais se espalham de maneira assustadora! Tornou-se uma oportunidade de comunicação direta e efetiva com o consumidor, o Facebook contribuiu ainda mais para este movimento quando mudou a forma de visualização de seus vídeos, tornando-a quase que automática.

5. Equipe de marketing cada vez mais especializada: Transformar conceitos em mensagens-chave que tragam retorno para os investimentos, diminuindo riscos (afinal ninguém está em posição de errar atualmente) requer criatividade, inovação e precisão. Com isso, tornam-se cada vez mais necessário integrar outros profissionais na equipe de marketing, além dos criativos, cientistas financeiros, analistas de dados e profissionais da saúde, que possam gerar informação crível e assertiva para a sua marca. Claro que não estamos falando aqui de inchar sua estrutura, mas sim buscar parceiros certos para as necessidades que virão.

 

Sentiu-se desafiado?! Que bom! Estamos aqui para superar os desafios deste ano com vocês.

 

Feliz ano novo!

Carol G

Carolina Godoy

Gerente de Novos Negócios na Equilibrium

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