Tendências no mercado de alimentos, eventos, saúde, nutrição e muito mais.

receba o boletim por email

ORGANIZAR
POR DATA::
Ciência

Estudo revela que deficiência de vitamina B6 pode estar relacionada à redução cognitiva em idosos

Com o objetivo de melhor entender a relação da vitamina B6 com a saúde mental em idosos, pesquisadores da Irlanda recrutaram participantes com mais de 60 anos para avaliar a partir de testes de cognitivos, amostras de sangue e questionários de ingestão alimentar os resultados ao longo dos anos.

Foram ao todo 155 participantes com uma média de idade de 70 anos e em sua maioria do sexo feminino. No início da pesquisa, todos os participantes foram considerados com funções cognitivas normais (validados pelo protocolo Folstein’s Mini Mental StateExamination – MMSE) e em baixíssimos níveis de depressão. Os questionários de ingestão alimentar demonstraram que 75% dos participantes mantinham o consumo regular de produtos fortificados com vitamina B6. Após 4 anos de acompanhamento, a equipe de cientistas constatou que baixos níveis de vitamina B6 nos exames de sangue podem aumentar em até 3,5 vezes a taxa de declínio cognitivo ao longo do tempo, relação que não está clara com outras vitaminas do complexo B.

A Vitamina B6, também conhecida como Piroxina, é encontrada com maior frequência em alimentos de origem animal como carnes, leite e ovos. Existem no mercado alimentos fortificados e suplementos alimentares fonte de B6.

 

FONTE: NUTRA INGREDIENTS

<<< Voltar

Nosso time está pronto para atendê-lo.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO.
equilibrium@consultoriaequilibrium.com.br
tel. 11 3284.1003

EQUILIBRIUM apoia:

  • Cren
Todos os direitos reservados para Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem Estar Ltda.