Tendências no mercado de alimentos, eventos, saúde, nutrição e muito mais.

receba o boletim por email

ORGANIZAR
POR DATA::
Ciência

Eureka! Descoberto ingrediente que retarda o derretimento do sorvete

As novidades na área de alimentos não param. A novidade vem do Japão e é um ingrediente que impede o derretimento do sorvete.

A descoberta aconteceu por acidente quando alguns pesquisadores do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Bioterapia estavam tentando fazer uma sobremesa de morango, utilizando um polifenol específico dessa fruta. Quando este “novo” polifenol foi adicionado ao creme de leite, observaram que houve uma intensa solidificação. Isso ocorre porque o polifenol tem propriedades que dificultam a separação da água e da gordura, mantendo a característica do sorvete por mais tempo. Além disso, o polifenol aumenta a vida de prateleira do sorvete e retarda a formação de cristais de gelo. O professor Tomihisa Ota,  da Universidade de Kanazawa foi o responsável pelo desenvolvimento do Kanazawa Ice, que mesmo exposto a uma temperatura de 28°C mantém a forma original por até 3 horas.

Mais pesquisas são necessárias sobre a funcionalidade deste polifenol extraído do morango, bem como seu processamento e como ele será declarado no rótulo do produto. De todo modo, essa notícia parece trazer alívio tanto para quem não gosta de consumir sorvetes tão gelados (muitas vezes por conta de sensibilidade nos dentes), como para a indústria de sorvetes, que receberá menos reclamações.

Fonte: Mintel e Uol

<<< Voltar

Nosso time está pronto para atendê-lo.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO.
equilibrium@consultoriaequilibrium.com.br
tel. 11 3284.1003

EQUILIBRIUM apoia:

  • Cren
Todos os direitos reservados para Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem Estar Ltda.