Tendências no mercado de alimentos, eventos, saúde, nutrição e muito mais.

receba o boletim por email

ORGANIZAR
POR DATA::
Eventos

Natural Products Expo West: Você já sabe qual produto disruptivo vai impactar seu negócio nos próximos 5 anos?

Melhor correr atrás e buscar algumas apostas! E é isso, na minha opinião, o que vai demorar entre 3 e 5 anos! Talvez hoje os gestores de marcas de “mass market” no Brasil, apesar de incomodados, não se sentem ainda tão impelidos à mudar porque a oferta de produtos mais naturais no mercado brasileiro, em sua maioria, ainda tem algumas fraquezas, tais como o fato de ser de nicho, ter sabor ruim e um branding fraco.

Mas essa chave está virando lá fora e logo chega aqui! Em recente visita ao universo dos hypes e da galera saudável da Califórnia, percebi algumas transformações do setor ao participar da maior feira de produtos naturais dos Estados Unidos: a Natural Products Expo West – com várias sessões apresentando cases e tendências. Com 3 mil expositores e 90 mil visitantes (entre eles: pessoas de P&D, marketing e trade de empresas, empreendedores, lojistas, influenciadores, profissionais e curiosos).

Enquanto estive lá, pude acompanhar diversos colegas de trabalho! Olhei com todo cuidado e coletei algumas entrevistas e depoimentos de empreendedores para nos inspirar. Siga nossa página no LinkedIn e acompanhe  todo o material que iremos postar a partir dos próximos dias.

Enquanto estive nesta imersão lá na Califórnia, acompanhei alguns os critérios de escolha do consumidor quando o assunto é alimento, apresento alguns dos que eu tive a chance de ver por lá:

1) COMIDA BOA E DELICIOSA!

Aí está o segredo do negócio. No caldeirão destes empreendedores de mentes idealistas, é colocado o que há de melhor na “receita”, pois aqui não se fala muito o “tecniquês” de “formulação”. E o resultado eu provei: um sabor que me convence! Para citar alguns hits: o leite vegetal de amêndoas com caramelo (da Silk com 8 ingredientes), puffs de “kale”, uma espécie de couve, como aperitivo assado (Dr. Praeger’s), Chips proteicos (Protes), crackers ricos em proteína (Crunchmaster), biscoitos infantis sem os 8 principais alergênicos (Freeyumm),  nuggets sem carne e sem soja (Quorn), snacks de frutas e vegetais (Crunchies, Sanck factory), Frutas secas e sementes com temperos exóticos e fortes (Navitas, Patience), Kefir pronto para beber orgânico (Lifeway),  Peanut butter em sabor coco com banana (PB Crave). Até os pets passam bem pelos adeptos desta comida. Recém-comprada pela Nestlé Purina, a Castor Pollux e suas embalagens me deram uma certa vontade de comer (brincadeira!)

2) PREÇO ACESSÍVEL

O pessoal de lá afirma que o valor agregado é maior, porém as margens são menores devido o alto preço de ingredientes “de verdade” utilizados. Isso nós sabemos que pode aumentar o custo mesmo! Mas eles apostam em volume crescente com margens menores. Mas ainda assim está bem mais acessível do que praticado por aqui, mesmo fazendo a conversão a R$3,40!

3) ASPECTOS NUTRICIONAIS

Aí é o paraíso! Uma diversidade de produtos que endereçam as necessidades deste consumidor “lifestyle” (que hoje são cerca de 25% do público brasileiro). Os claims nutricionais que mais ouvi dos stands foram: “no added sugar”, “GMO free”, “gluten free”, “plant based” e “organic”. O açúcar, já sabemos que é o vilão dos influenciadores e das políticas públicas no mundo. A Ducoco, por exemplo, acabou de lançar um leite vegetal sem açúcar. Os OMGs no Brasil ainda não é um assunto quente na mente do consumidor em geral; e também estamos num dilema por não temos fornecedores GMO-free de grande escala. Talvez demore mais para amplificar.  E o glúten? Este é curioso. Por mais que tenhamos passado o mito do “glúten para emagrecer”, ficamos com o legado da diversidade de outros amidos e farinhas que podem compor as “receitas” (quinoa vermelha, cuscuz laranja, dentre o reinado do arroz).  Talvez o clichê do “gluten free” suma, mas fiquem boas opções de novos carboidratos.  Quanto ao “plant based” aguardem nosso relatório Equilibrium sobre o assunto no próximo boletim. E em relação aos orgânicos, a Europa nos dá a lição e aposta da rede GPA já mostra que vamos crescer cada vez mais por aqui também.

4) CONVENIÊNCIA

Praticidade é o lema do americano, e essa premissa não faltou na oferta de embalagens individuais para adultos e crianças como queijo com cereais e o Leite com 15 g de proteína (Horizon Organic), entre outros produtos prontos para consumo e pré-preparados, com o mínimo de processamento.

5) NOVIDADE

Bem aí… dá para “viajar.” De iogurte de cenoura e gengibre, acompanhado de box de pistache (Fage), sopas frescas em potes transparentes, no lugar das famosas latas (Garden Fresh), fatias de jimaca (Jica chips), fermentados asiáticos com prebióticos naturais (Ozuké), Sopas com prebióticos  (Pressery), caldo de tutano de boi – o famoso e trendy “bone broth” (Pressery), e até um empreendedor brasileiro com o Café Biodinâmico proveniente do Espirito Santo (Deep Valey).

Segundo Steve Hughes, ex Con Agra Foods e atual co-fundador de uma marca de produtos naturais, a Boulder Brands, este é a o momento mais dinâmico, disruptivo  e transformacional que já viveu em sua carreira de 37 anos. E que provavelmente não reconheceremos um supermercado em 5 anos da forma como ele é hoje.

Eu estou no meio do caminho, com 20 anos de trajetória em alimentos e reafirmo este pensamento por tudo que temos acompanhado. Este é apenas um resumo da Expo West. No entanto, nosso time está constantemente atento à tendências em reports, feiras, eventos e influenciadores. Conte com nosso suporte na estratégia de inovação e renovação de sua marca! Conte com nosso suporte e expertise para investir em nutrição e saúde e pensar em negócios de forma EXPONENCIAL!

 

Por Cynthia Antonaccio

Sócia Diretora da Consultoria Equilibrium

cv-cynthia

 

<<< Voltar

Nosso time está pronto para atendê-lo.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO.
equilibrium@consultoriaequilibrium.com.br
tel. 11 3284.1003

EQUILIBRIUM apoia:

  • Cren
Todos os direitos reservados para Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem Estar Ltda.