Conteúdos

SAÚDE

Naturalidade por todos os lados é cada vez mais natural!

Compartilhe via

Twitter
WhatsApp
Facebook
LinkedIn

A naturalidade é uma das tendências que mais se destacou nos últimos anos. O consumidor tem ficado cada vez mais atento ao que consome e de onde vem esse alimento. A busca por ingredientes simples, “de verdade”, que possam ser vistos e sentidos nos produtos cresce a cada dia. Segundo a Mintel, 83% dos brasileiros maiores de 55 anos dizem que vale a pena gastar mais por produtos mais saudáveis.

Recentemente estive em Londres e pude confirmar toda a tendência de naturalidade que vemos crescendo nos últimos anos. Por todos os lados existe a valorização dos ingredientes, da origem dos mesmos e da forma de produção, com cozinhas locais, pequenos produtores e a sustentabilidade que isso traz para a marca e o negócio.

Podemos ver isso nas embalagens, nos supermercados, em propagandas, rótulos e outdoors, mas principalmente em cadeias de comida saudável espalhadas pela cidade que ficam lotadas o dia todo!

A Pret a Manger é uma delas, que tem lojas por diversos bairros e por outras cidades do mundo também. Sanduíches feitos no mesmo dia, saladas diversas, sopas, sucos e smoothies, barras de nuts e de cereais, muffins e cookies integrais, iogurtes, frutas picadas e produtos orgânicos fazem parte do menu que atrai milhares de londrinos e turistas ao longo do dia! A rede também possui uma linha própria de refrigerantes, livre de aditivos, corantes e conservantes, ou os chamados “nasties”.

Mas não são apenas as lojas que trabalham com esse apelo, grandes indústrias também se mobilizaram para usarem esses ingredientes e trazer essas informações para os rótulos e propagandas, sinalizando até de onde vem os ovos usados em suas preparações. Além do foco em saúde e bem-estar a empresa busca oferecer “comida de verdade” com “clean label” e ser transparente com o consumidor em relação aos seus negócios e processos, certamente uma mudança que será benéfica para ambos os lados.

 

Isso comprova que essa tendência é para todos, sejam eles vegetarianos, veganos, “flex” ou amantes assumidos de carnes! E de olho nesse potencial, novas empresas tem surgido no mercado. Empresas de lanches saudáveis para escolas, congelados, marmitas vegetarianas e até empresas de frutas em sachê, financiadas por fundos de investimentos, apostam no nesse mercado em expansão.

 

Além das novas empresas, as tradicionais não querem ficar atrás, recentemente Denise Morrison, CEO da Campbell’s anunciou uma mudança nos conceitos da empresa e em seu portfólio, baseadas em várias dessas tendências como a inclusão de uma nova linha de sopas com “clean label”, produtos orgânicos e outros à base de proteína de ervilha e leites vegetais das fazendas de Bolthouse.

 

E quem decidiu apostar nesse mercado, mesmo em momentos de crise, não se arrependeu. Temos empresas brasileiras crescendo de 20 a 45% em um ano! É hora de olhar para dentro, mirando no futuro! Convido você a fazer uma análise do seu portfólio e refletir o que precisa ser adaptado para essa nova realidade!

 

Conte com a Equilibrium para te ajudar nessa jornada de transformação!

 

Por Samantha Macedo

Sócia-diretora da Equilibrium

 

blog

Publicações relacionadas

O ano de 2023 marcou o “poder

emial carta CEO

  Você acompanhou os eventos de inovação

tendencia embalagens

Na indústria de alimentos e bebidas, a

Pos bioticos a nova promessa para o bem estar digestivo

Foi-se o tempo em que esse bem-estar

fale com um especialista

soluções em conteúdo e serviços é com a Equilibrium