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Comida e nutrição

O consumidor brasileiro prefere marcas que fazem mais pela sociedade

Tempos de recessão e problemas com clima de corrupção no país incentivam os consumidores a pensarem mais sobre questões financeiras, claro, pois é preciso enxugar os gastos, mas além disso traz à tona uma reflexão sobre sustentabilidade econômica, fair trade, garantia de origem e faz com que a busca por marcas com “práticas justas” cresça cada vez mais.

A alta nos preços dos alimentos fez com que 46% dos brasileiros mudassem seus hábitos de compra, conforme dados da Mintel 2016. Existe uma migração para produtos mais econômicos mas, o que mais a tendência aponta é que temos um consumidor que procura produtos com melhor custo benefício, pensando nos que entregam mais do que sua essência.

Investir em práticas ecológicas, ações para a sociedade e modelos alternativos de compra é a recomendação para a manutenção de seus consumidores e para o crescimento de mercado. Muitas marcas vêm associando aos seus produtos e serviços a promoção de uma sociedade mais saudável e sustentável de uma forma ainda mais focada.

Um bom exemplo é a rede de supermercado Pão de Açúcar, pioneira em ações de reciclagem de materiais e lojas “verdes”. Recentemente, aliada a marca própria Taeq, investiu em um serviço que oferece aos seus consumidores aulas de culinárias saudáveis em um food truck sustentável e itinerante nos estacionamentos das lojas. Desde 2015, o caminhão vem circulando as lojas do grupo com receitas que conversam com diferentes públicos, incluindo as crianças. A ação foi criada pela Rua Zero, baseando-se no conceito da Fonte da Juventude e com receitas desenvolvidas por Chefs nutricionistas da Equilibrium.

Outro ótimo case é a rede Fruta Imperfeita (http://www.frutaimperfeita.com.br/), que traz um conceito super diferente e tocante. Eles são especializados em vender alimentos feios… isso mesmo! Sabe aquela mandioca bem torta, frutos pequenos e folhosas um pouco furadinhas? Geralmente são totalmente desprezadas no ponto de venda, seja de um supermercado ou em feiras livres. A proposta do site é vender esses produtos online. O sucesso foi maior do que esperavam! Atualmente existe uma fila de espera de clientes aguardando uma maior estruturação da empresa para atender a crescente demanda.

Não podemos deixar de pensar neste aspecto para o futuro, já que se tornou uma realidade de mercado onde 36% dos brasileiros são inclinados a comprarem de marcas que se preocupam com meio ambiente e 23% dos millennials declaram comprar de marcas que patrocinam programas interessantes em seu bairro, conforme dados da Mintel.

E você quais iniciativas tem realizado neste sentido?

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Por Beatriz Botequio

Gerente de Projetos da Equilibrium

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