Tendências no mercado de alimentos, eventos, saúde, nutrição e muito mais.

receba o boletim por email

ORGANIZAR
POR DATA::
Marketing

O excesso de informações: quase metade dos brasileiros declara não ler os rótulos dos alimentos

No último dia 02 de novembro, foi divulgada uma pesquisa realizada com 2.573 pessoas em 160 cidades conduzida pelo Instituto Datafolha. Segundo a pesquisa, 48% dos consumidores brasileiros declaram não ter o costume de ler as informações do rótulo, tais como lista de ingredientes e a tabela nutricional. Os dados são ainda preocupantes entre os 52% que declaram ler os dados: 35% dizem entender “mais ou menos” as informações, 3% não entendem qualquer dado e apenas 14% diz entender bem.

Estes números só reforçam a necessidade de explorar o tema em profundidade. Voltamos a uma antiga questão, ainda não resolvida: Como deixar o rótulo mais acessível e claro ao consumidor? Recentemente mudanças na legislação regulamentaram a declaração de alérgenos (amendoim, ovos, camarão, etc) e a declaração da presença de lactose. Grupos de estudos da própria ANVISA vêm estudando a possibilidade de inserir de forma visível e gráfica informações do teor de açúcar, sódio e gordura.

O Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) defende a aplicação dos símbolos gráficos conhecidos como Guias Nutricionais. Em Outubro, o IDEC conduziu uma pesquisa online com 2.651 internautas para avaliar possibilidade de mudanças na rotulagem nutricional para uma versão mais resumida no painel frontal. Nesta pesquisa, 93% dos pesquisados mostraram-se favoráveis às mudanças, mas declararam compreender parcialmente ou muito pouco as informações do rótulo de alimentos.

A ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos) afirma que é legítimo demandar por informações mais claras e participar das discussões sobre mudanças de rótulos, mas defende que essa não seja a única medida. Investir em ampliar o acesso à educação nutricional é atuar ainda na base da informação.

FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO

<<< Voltar

Nosso time está pronto para atendê-lo.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO.
equilibrium@consultoriaequilibrium.com.br
tel. 11 3284.1003

EQUILIBRIUM apoia:

  • Cren
Todos os direitos reservados para Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem Estar Ltda.