Tendências no mercado de alimentos, eventos, saúde, nutrição e muito mais.

receba o boletim por email

ORGANIZAR
POR DATA::
Ciência

Pesquisa americana revela que consumir alimentos sem fome pode ser prejudicial

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Cornell nos Estados Unidos, o hábito cada vez mais comum de ingerir alimentos quando não se está com fome é prejudicial ao estado de saúde geral das pessoas. De acordo com os pesquisadores, a disponibilidade de alimentos, o acesso a produtos cada vez mais saborosos e a incessante mensagem de consumir alimentos em intervalos regulares afetou diretamente a relação das pessoas com a comida.

Publicada na revista científica Journal of the Association for Consumer Research, 45 estudantes de pós-graduação iniciaram a pesquisa respondendo a um questionário para medir o nível de saciedade e fome, depois disso consumiram uma refeição rica em carboidratos e por fim tiveram seu nível de glicose mensurado por testes clínicos. Os resultados indicaram que aqueles indivíduos que declararam fome moderada anterior ao consumo da refeição apresentaram menores picos de elevação da glicose do sangue quando comparado ao grupo que declarou não estar com fome. Este resultado pode ser uma indicação da resposta positiva do organismo à adaptação natural do estado de fome, possivelmente nosso organismo dispõe de mecanismos eficientes de preparo para receber o alimento.

Pesquisas como esta apenas reforçam um movimento que tem se tornado cada vez mais forte no Brasil, a relação das pessoas com o alimento deve ser preservada não somente como fonte de nutrição, mas como um momento de prazer e respondendo a instintos naturais e arreigados a natureza humana. O comer intuitivo e o “respeito a fome” é algo que faz parte da ciência da Nutrição Comportamental, iniciativa liderada pela Equilibrium, conheça mais sobre ela no site: http://www.nutricaocomportamental.com.br/

 

FONTE: NUTRITION INSIGHTS

<<< Voltar

Nosso time está pronto para atendê-lo.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO.
equilibrium@consultoriaequilibrium.com.br
tel. 11 3284.1003

EQUILIBRIUM apoia:

  • Cren
Todos os direitos reservados para Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem Estar Ltda.