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Processo de inovação: como minimizar os riscos

Analisar as tendências de mercado é primordial para empresas que querem oferecer novos produtos e experiências aos seus consumidores. Certamente você já leu essa frase em algum lugar, mas hoje em dia olhar para o que está acontecendo no mundo e prever o que vai chegar no Brasil nos próximos cinco anos não é mais uma opção, é questão de sobrevivência para grandes e pequenas empresas. Estudar as pesquisas e relatórios sobre alimentos, bebidas e ingredientes deve fazer parte do dia a dia de quem trabalha com processos de inovação. Além disso, muitas outras análises são importantes como por exemplo:

– Observar o comportamento do consumidor e seus anseios complementa essa jornada de inovação e renovação de produtos;

– Utilizar os dados da ciência como base para examinar se as demandas atuais e ofertas de mercado se sustentarão ou serão apenas algo da moda, baseados em um possível efeito em estudos com ratos de uma universidade pouco reconhecida como algumas “ondas” que vemos por ai;

– Examinar o que está sendo dito nas mídias sociais. A era digital faz com que seja possível visualizar as tendências do mundo todo em apenas um clique e na velocidade da luz! O mesmo ocorre com opiniões e criticas de influenciadores sobre determinado assunto, os famosos micro-influenciadores digitais (usuários com até 100 mil seguidores). Neste grupo, estão inseridas desde pessoas comuns até profissionais de saúde que se dividem em tribos para emitir sua opinião sobre comida, bebidas, roupas, exercícios físicos, enfim, cada um no assunto que mais domina (ou acredita que domina). Conhecê-los é fundamental para traçar estratégias mais definidas sobre a comunicação, por exemplo;

– Podemos incluir no roteiro dessa jornada, a participação em feiras e congressos do setor, nacionais e internacionais a fim de acompanhar os lançamentos e soluções apresentadas pelas empresas, palestras sobre temas específicos, além de debates, onde a troca de ideias é insubstituível e extremamente necessária;

Ao seguir estes passos, acreditamos que é possível reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso do processo de inovação de um produto ou serviço, tarefa árdua para os profissionais da área. Por isso, a Equilibrium que é incansável no estudo destas tendências, lançou recentemente o relatório QTrends, desenvolvido especialmente  para o mercado nacional, contemplando questões específicas do comportamento do consumidor brasileiro.

E sim! Utilizamos o roteiro descrito acima para sua elaboração! Examinamos 14 relatórios de tendências globais, estudamos publicações científicas sobre os aspectos biopsicossociais da alimentação, participamos de eventos e congressos científicos, acompanhamos os lançamentos de produtos do Brasil e do mundo, coletamos relatos e opiniões de especialistas e profissionais do setor e mantivemos o olhar netnográfico das redes sociais. Acesse o link para adquirir o relatório na integra ou baixar gratuitamente alguns infográficos para degustação. Conte-nos o que achou e se precisar de algo mais direcionado para seu segmento estamos super a disposição para conversarmos!

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Por Jucilene Martines 

Coordenadora de Novos Negócios da Equilibrium

Nutricionista formada na Universidade Anhembi Morumbi. Técnica em Alimentos pelo SENAI. Pós Graduação em Administração de Marketing pelo Mackenzie.

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