Tendências no mercado de alimentos, eventos, saúde, nutrição e muito mais.

receba o boletim por email

ORGANIZAR
POR DATA::
Eventos

Um momento de reflexão

Antes que você receba uma avalanche de tendências para 2017, eu proponho um momento de reflexão sobre o ano que passou!  Para isso, trago algumas experiências vividas nos principais eventos da área que ocorreram este ano e convido vocês a olhar com mais atenção para alguns pontos que levantei. Espero que eles possam servir de inspiração para novas ações para o ano que vem. Vem comigo:

#Reflexao1 – vamos praticar a escuta ativa

Começando com a EXPOWEST, com um tamanho 3 vezes maior que a APAS, repleta de empreendedores, produtos inovadores e pessoas idealistas com valores e propósitos diferentes, o evento vem conquistando cada vez mais a nova geração de millennials. Dizem por ai que é nicho, mas eu prefiro colocá-los como fragmentadores do mercado. Pensando isso, deixo uma pergunta para você: considerando a sua categoria, você acha que somados estes players poderão ganhar espaço? Conseguirão mudar a forma como o consumidor enxerga sua categoria? Hoje o que consideramos na avaliação e peso das marcas é market share, mas as mídias e as opiniões já mostraram que em breve a influencia pode abalar este parâmetro de mercado. Como escutar o que o outro pode nos dizer? Vamos praticar a escuta ativa.

#Reflexao2 – Chega de mimimi e vamos nos reinventar!

Em meados de agosto fui para Chicago me aventurar no International Food Technology (IFT), e foi lá que ouvi uma das mensagens mais disruptivas sobre a temática de alimentos processados!  Robert Post, diretor científico da marca de iogurtes americana Chobani elevou a conversa polarizada para uma solução convergente: “Precisamos achar um novo caminho e ir além. Não iremos mudar algumas classificações, mas podemos reinventar os processados com ingredientes mais simples e aumentar a densidade nutricional destes produtos. E mais: mostrar evidências de como alguns destes alimentos melhoram a qualidade nutricional da dieta”. Chega de mimimi, hora de se reinventar.

#Reflexao3: cultive novos relacionamentos.

O ano de 2016 foi quente e me misturei a mais de 10 mil nutricionistas no Congresso da American Academy of Nutrition and Dietetics. Além dos painéis técnicos (bastante alinhados e mais consensuais com as organizações internacionais de saúde, sem modismos e pseudociências), participei de diversos fóruns de comunicação e uso da tecnologia como ferramenta de trabalho para a atuação clinica e educacional. Fiquei feliz em conhecer profissionais de diferentes gerações saindo das suas zonas de conforto para se adaptar ao mundo de nutricionistas millennials. Mais pessoais, mais ideias, novos pontos de vista! Por isso lembre-se: cultive relacionamentos!

#Reflexao4: mantenha-se “antenado”

Para quem esteve no evento da Equilibrium – o Building Healthier Brands (BHB) esperamos ter gerado a inspiração para a inovação por meio do design thinking, do uso de produtos brasileiros e da valorização da culinária nacional e de novas ferramentas de comunicação através da tecnologia de chatbots propostas pelo Facebook através do Messenger. Manter-se atualizado sobre os temas e ações é o primeiro passo para inovar, renovar e mudar a forma de pensar!

E como intensidade me define, estou escrevendo para vocês daqui do Workshop “Comunicação e Saúde na Mídia: um novo Tempo” organizado pelo ILSI em que palestrei sobre como unificar as mensagens de marca para as diferentes gerações de consumidores. Reflita sobre as propostas que falamos aqui e conte conosco para os desafios do ano que vem!

Um ótimo ano de 2017 com união em nossa luta de esforços coletivos #otimismo #cooperacao #mindful

cv-cynthia

Por Cynthia Antonaccio

Sócia-Diretora da Consultoria Equilibrium

<<< Voltar

Nosso time está pronto para atendê-lo.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO.
equilibrium@consultoriaequilibrium.com.br
tel. 11 3284.1003

EQUILIBRIUM apoia:

  • Cren
Todos os direitos reservados para Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem Estar Ltda.