Tendências no mercado de alimentos, eventos, saúde, nutrição e muito mais.

receba o boletim por email

ORGANIZAR
POR DATA::

Uma nutrição diferente

Já na sua quarta edição e crescendo a cada ano, o IV Simpósio Brasileiro de Nutrição Comportamental aconteceu nos dias 22 e 23 de setembro em São Paulo. O simpósio foi promovido pelo Instituto Nutrição Comportamental, do qual sou uma das idealizadoras e tive a honra de fazer a abertura. Contamos com mais de 420 nutricionistas interessados em praticar uma nutrição diferente, fazer a diferença na vida dos seus pacientes e influenciar a sociedade.

A nutrição comportamental é uma abordagem científica e  inovadora, com objetivo de ampliar a atuação do nutricionista. Uma abordagem que inclui os aspectos fisiológicos, sociais e emocionais da alimentação, que promove mudanças no relacionamento do nutricionista com seu paciente. Promove mudanças na comunicação da mídia e da indústria com seus consumidores.

Entendemos que o comportamento de nossa sociedade precisa mudar, no entanto, para atuar com mudança de comportamento é preciso aprender com as ciências humanas (sociologia, antropologia, psicologia) e com a comunicação, que deve ser responsável e positiva.

O Instituto Nutrição Comportamental tem como missão incentivar os profissionais de saúde, a mídia e a indústria, por meio de diferentes iniciativas, a discutir, entender e comunicar que:

  • O como e porque se come – as crenças, pensamentos, sentimentos e comportamentos para com a comida – são tão ou mais importantes do que simplesmente o que se come. Dessa maneira, é essencial ao profissional conhecer ferramentas adequadas que efetivamente possibilitam a mudança real e consistente do comportamento alimentar.
  • Mensagens consistentes, baseadas em evidências científicas que validem o prazer de comer e o equilíbrio são peças chave para uma comunicação responsável, positiva e inclusiva na promoção de um comportamento saudável.

Durante os dois dias de simpósio pudemos discutir o cenário atual da nutrição, quem é o nutricionista de sucesso, como a nutrição e gastronomia são inseparáveis, e por que a ciência derruba os mitos e crenças sobre alimentação.

Acreditamos que os nutricionistas podem conquistar um novo espaço no ecossistema de saúde. Para isso, é necessário  uma  reinvenção criativa, com propósito e consistência. É preciso questionar a forma atual de se praticar a nutrição e lembrar que a comida vem antes da nutrição e que gastronomia é tão importante para nutricionistas quanto composição a centesimal dos alimentos.

Sabemos que o excesso de informação dificulta a compreensão profunda sobre temas polêmicos e que os profissionais de saúde devem ser um canal para levar mensagens positivas para a população e não deve reforçar o “pânico” de certos alimentos e nutrientes.

Há um longo caminho pela frente, mas já vemos muitos nutricionistas e clientes interessados em mudar a forma de se posicionar e se comunicar, refutando a ideia que existem alimentos bons ou ruins, permitidos e proibidos!

A Equilibrium acredita que isso é possível, e digo que não é somente possível, mas que é o futuro da nutrição, focada no ser humano, em todas as suas dimensões e valorizando o prazer em comer, resgatando os fatores sociais e emocionais da alimentação.

Quer reavaliar sua comunicação? Seu posicionamento? Pode contar com a nossa ajuda, venha procurar quem mais entende dessa forma diferente de praticar a nutrição!

Destaque_Foto Samantha

Por Samantha Macedo

Sócia-Diretora da Equilibrium

Idealizadora do Instituto Nutrição Comportamental

<<< Voltar

Nosso time está pronto para atendê-lo.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO.
equilibrium@consultoriaequilibrium.com.br
tel. 11 3284.1003

EQUILIBRIUM apoia:

  • Cren
Todos os direitos reservados para Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem Estar Ltda.